O processo de inclusão não é algo que tenha um início e um fim determinados. É um processo permanente que envolve revisão e preparação dos professores e de outros profissionais para atuar no ensino e noutros diferentes espaços sociais. É imprescindível que as instituições possuam profissionais capazes de desencadear projetos de inclusão visando a busca de possibilidades de desenvolvimento de um trabalho com as diferenças.
Nesse contexto, o Curso de Especialização em Educação Inclusiva tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem nas instituições de ensino e trabalho de forma continuada e comprometida com as diferenças sociais e culturais das pessoas com deficiência. Para tanto, o currículo deste curso organiza-se em módulos que possuem funções e competências distintas. Alguns módulos possuem o objetivo de construir a identidade do profissional especialista que queremos formar, capaz de atuar nas escolas, em outros espaços de trabalho e nas diversas esferas sociais, promovendo a inclusão das pessoas com deficiência e a formação dos profissionais que atuam com esses sujeitos. Outros, possuem o objetivo de fazer a discussão de especificidades do campo de atuação da Educação Especial, ou seja, o trabalho com pessoas surdas, com Síndrome do Autismo e com condutas típicas, com cegueira e visão sub-normal e deficiência mental.
Além disso, o curso contempla: o ensino de Língua Brasleira de Sinais (LIBRAS); um módulo de introdução ao Sistema Braile; mesas-redondas e palestras, que abordam temáticas importantes para examinar os processos de in/exclusão na contemporaneidade: gênero, sexualidade, relações étnico-raciais, dificuldades de aprendizagem e políticas de inclusão. O curso será presencial e fará uso, também, de tecnologias digitais-virtuais de interação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário