Pesquisar neste blog

Trabalhos acadêmicos

Nesta página, é possível ter acesso aos trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) de pessoas que integram ou já integraram o GEPI. São trabalhos que apresentam pesquisas realizadas em cursos de Mestrado e de Doutorado que, de algum modo, se relacionam à temática da inclusão. A lista está organizada em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores. Clique no título para acessar o trabalho na íntegra.


A
ACORSI, Roberta. (Des)encaixes: espaço e tempo na escola contemporânea. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2007.

ARNOLDO JUNIOR, Henrique. Estudo do desenvolvimento do pensamento geométrico por alunos surdos por meio do Multiplano no ensino fundamental. 2010. 290 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.


B
BARBERENA, Cinara Franco Rechico. Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010. 2013. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.


D
DAL'IGNA, Maria Cláudia. Família S/A - Um estudo sobre a parceria família-escola. 2011. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.


H
HATTGE, Morgana Domênica. Escola Campeã: estratégias de governamento e auto-regulação. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.

HATTGE, Morana Domênica. Performatividade e inclusão no movimento Todos pela Educação. 2014. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.


K
KLEIN, Rejane Ramos. A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica. 2010. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010.

KLAUS, Viviane. Desenvolvimento e governamentalidade (neo)liberal: da administração à gestão educacional. 2011. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

KRAEMER, Graciele Marjana. Estratégias de governamento dos sujeitos surdos na e para a inclusão escolar. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.


L
LOCKMANN, Kamila. Inclusão escolar: saberes que operam para governar a população. 2010. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

LOCKMANN, Kamila. A proliferação das Políticas de Assistência Social na educação escolarizada: estratégias da governamentalidade neoliberal. 2013. 317 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

LOUREIRO, Carine Bueira. Disseminação das tecnologias digitais e promoção da inclusão digital na Educação Pública: estratégias da governamentalidade eletrônica. 2013. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.


M
MAROSTEGA, Vera Lucia. Os currículos de formação de professores para surdos na UFSM: a educação especial como campo de saber (1962-2009). 2015. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.

MELLO, Vanessa Scheid Santanna de. A constituição da comunidade surda no espaço da escola: fronteiras nas formas de ser surdo. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011.

MENEZES, Eliana da Costa Pereira de. A maquinaria escolar na produção de subjetividades para uma sociedade inclusiva. 2011. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011.

MORGENSTERN, Juliane Marschall. Práticas de correção e aprendizagem: produção de subjetividades na contemporaneidade. 2016. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016.


N
NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. O governamento pedagógico: da sociedade do ensino para a sociedade da aprendizagem. 2009. 266 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.


P
PROVIN, Priscila. O imperativo da inclusão nas universidades comunitárias gaúchas: produzindo "atitudes de inclusão"? 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011.


R
RECH, Tatiana Luiza. A inclusão escolar no Governo FHC: movimentos que a tornaram uma "verdade" que permanece. 2010. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010.

RECH, Tatiana Luiza. Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade. 2015. 259 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.


S
SANTAIANA, Rochele da Silva. "+ 1 ano é fundamental": práticas de governamento dos sujeitos infantis nos discursos do Ensino Fundamental de nove anos. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SARDAGNA, Helena Venites. Práticas normalizadoras na Educação Especial: um estudo a partir da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo - RS (1950 a 2007). 2008. 217 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2008.

SCHUCK, Maricela. "A Educação dos Surdos no RS": currículos de formação de professores de surdos. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011.

SILVA, Roberto Rafael Dias da. A constituição da docência no Ensino Médio no Brasil contemporâneo: uma analítica de governo. 2011. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011.


W
WITCHS, Pedro Henrique. A educação de surdos no Estado Novo: práticas que constituem uma brasilidade surda. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.