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sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Curso - Uma nova inventidade na escrita científica: os desafios de Barthes, Deleuze, Derrida e Foucault

Data: 16 a 17 de novembro de 2009.
Duração: 15 horas-aula.
Professores responsáveis: Prof. Jorge Ramos do Ó e Profª. Eli Terezinha Henn Fabris.
Promoção: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu.

Ementa

O curso deve oportunizar aos alunos o conhecimento e a reflexão sobre o estatuto do discurso e suas estratificações bem como o exame das possibilidades e limites de uma escrita-crítica. Para tanto, vale-se da leitura e análise de texto de Barthes, Deleuze, Derrida e Foucault. Desse modo, trata-se de um curso entendido como um espaço de reflexão acerca de uma hipótese aparentemente paradoxal: a de admitir que se pode ser escravo e senhor da linguagem, estar dentro e fora dela.

Objetivos
  1. Apresentar as grandes linhas da proposta pós-estruturalista.
  2. Evidenciar os modos pelos quais os recursos teóricos e expressivos do discurso são utilizados para obtenção de efeitos sociais.
  3. Analisar os mecanismos de idealização da escrita e os fatores de seu bloqueio.
  4. Analisar processos de execução de uma escrita-crítica, susceptível de se exercer e por em crise a linguagem e oo seus paradigmas analíticos maiores.
  5. Incitar os alunos de pós-graduação ao exercício prático da escrita de si.

Conteúdo programático

  • Introdução a uma poética da inventividade.
  • O poder e a emoção o poder e a emoção.
  • A herança pós-estruturalista e as novas fronteiras da teoria social.
  • As sociedades de discurso.
  • O processo de gestação da escrita científica ou a produção de um idioma pessoal.

Bibliografia básica
BARTHES, Roland. A aula. São Paulo: Cultrix, 1996.
BARTHES, Roland. As variações sobre a Escrita. In: _____ Inéditos (Vol. I). São Paulo: Martins Fontes. Data? (pgs. 174 a 255).
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia. 2ª. ed. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. (Os personagens conceituais - pgs. 81-109).
DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: FOUCAULT, Michel. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos por Manoel Barros da Motta; trad. Inês Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. Coleção Ditos & Escritos, vol. III. (pgs. 264-298).
Ó, Jorge Ramos do. O governo de si mesmo. Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX - meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003. (pgs. 27 a 50)


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